Entenda os efeitos do DSP na sua central multimídia

Os DSPs (do inglês Digital Signal Processor) são microprocessadores especializados em processamento digital de sinal usados para processar sinais de áudio e vídeo.
OS DSPs podem ser programados e operam em tempo real, com velocidades muito superiores aos microprocessadores para aplicações genéricas. A capacidade de processar grandes quantidades de números em pouco tempo é um dos principais benefícios que os Processadores Digitais de Sinais oferecem ao mundo da eletrônica.

Um dos usos do DSP que chamaram a atenção da mídia foi a proposta do cancelamanto de ruídos: através do sistema proposto um dispositivo captaria o ruído ambiente e geraria um “anti-ruído”, com as ondas simétricas: a cada vale corresponderia um pico e vice-versa. Assim poderia se cancelar o ruído de um ambiente, por exemplo, dentro de um automóvel.

Outra grande característica do DSP é sua alta velocidade comparada a outros microcontroladores. Sua velocidade é medida em mips (million instruction per second).

Os DSPs ganharam popularidade na eletrônica de consumo em aparelhos como os teclados, que sintetizam os sons de diversos instrumentos, como por exemplo órgão de tubos, o piano e o violão e atualmente esses microprocessadores são encontrados de fábrica apenas em automóveis importados topo de linha, como nos novos BMW X5.

A implantação da tecnologia DSP nas multimídias Aikon é um grande diferencial dos nossos produtos, resultando em modos de equalização mais precisos e alta qualidade sonora que satisfaz os usuários mais exigentes.

 

Atualmente as plataformas que possuem DSP são: Plataforma Atom Próton, Plataforma Atom, Plataforma Atom Basic 2, Atom Basic One, Plataforma iNov8, X2 DSP e 8.8 DSP.