Quais as vantagens de ter uma tela IPS na sua central multimídia?

Esta é uma pergunta que muitos motoristas provavelmente já fizeram para o seus instaladores e para respondê-la, primeiramente precisamos entender o que é e como funciona a tecnologia IPS.

A tecnologia IPS (In-Plane Switching) atualmente está implantada na maioria dos smartphone e televisores de última geração. A grosso modo, podemos dizer, que o IPS é uma evolução da tradicional tecnologia LCD que ainda faz parte de muitos monitores de entrada de diversas marcas do mercado de informática.
A principal diferença entre as duas tecnologias está relacionada ao posicionamento dos cristais líquidos que no caso do LCD eram alinhados na vertical, enquanto no IPS estes são alinhados na horizontal permitindo uma taxa de atualização de até 240 Hz, enquanto a taxa máxima suportada por telas convencionais LCD é de 75 Hz. Essa taxa de atualização está ligada diretamente a qualidade de imagem, ou seja, quanto maior a taxa de atualização, mais rápida será a resposta do display e melhor será a reprodução das imagens.

Uma tela IPS também proporciona um ângulo de visão mais amplo sem perda de visibilidade e qualidade das imagens, podendo atingir ângulos de até 178º, contra o limite máximo de 160º de telas com tecnologia LCD.
Em um automóvel é comum que a posição da central multimídia não seja direcionada para os olhos do motorista, ficando muito abaixo do ângulo de visão devido ao design do painel. Desta forma centrais multimídia com display IPS irão proporcionar ao motorista uma melhor visibilidade de imagens em relação aos modelos com display LCD.

 

 

Outro diferencial do IPS em relação ao LCD é a estabilidade da imagem quando o touch screen é pressionado em algum ponto. Nos modelos LCD é comum que seja visto uma mancha branca no ponto de pressão da tela, enquanto nos modelos com IPS isso não ocorre.

Outra mudança também muito significativa do IPS em relação ao LCD foi a redução no número de transistores. Desta forma é estima uma redução de cerca de 30% no consumo de energia.

Conclusão:

  • Os displays com tecnologia IPS entregam uma melhor qualidade de imagem.
  • Proporcionam visualização sem distorções em um ângulo de visão mais aberto.
  • Consomem menos energia do que os tradicionais LCD.

Confira agora as plataformas de centrais multimídia Aikon que entregam displays com tecnologia IPS:

Plataforma Atom Próton
Plataforma Atom
Plataforma Atom Basic 2
Plataforma iNov8